Com o nome de Gun Fight, mas também conhecido como Western Gun no Japão e na Europa, este videogame de tiro multidirecional de 1975 nasceu da mente de Tomohiro Nishikado. A Taito o lançou nos mercados japonês e europeu, enquanto a Midway o distribuiu na América do Norte. Centrado no confronto de dois pistoleiros do Velho Oeste em um duelo, o jogo inovou ao ser o primeiro a apresentar combates entre personagens humanos em formato digital. Uma peculiaridade da versão da Midway foi a sua arquitetura, que pela primeira vez em um videogame, utilizou um microprocessador em vez da tradicional lógica TTL. A inspiração para o conceito do jogo veio do arcade eletromecânico Gun Fight, criado pela Sega em 1969.
O jogo provou ser um sucesso comercial em escala global. No Japão, Western Gun se destacou entre os dez jogos de arcade mais rentáveis de 1976. Nos Estados Unidos, Gun Fight vendeu expressivas 8.600 unidades, classificando-se como o terceiro jogo de arcade de maior arrecadação em 1975, o segundo em 1976 e o quinto em 1977.
Posteriormente, em 1977, o jogo foi adaptado para o console Bally Astrocade, sendo integrado como um título nativo, e mais tarde para os computadores Atari de 8 bits.
A gênese de Western Gun ocorreu nos laboratórios da Taito Corporation, sob a batuta de Tomohiro Nishikado. A mecânica de jogo bebeu da fonte do título eletromecânico Gun Fight (1969) da Sega. Este último apresentava dois cowboys posicionados em uma plataforma móvel, separados por barreiras rochosas e um cenário adornado com elementos como cactos, árvores e um saloon. A dinâmica do jogo envolvia acumular pontos ao alvejar o oponente dentro de um período determinado. Curiosamente, disparar contra os cactos resultava na queda temporária de suas partes superiores, um efeito similar ao que acontecia com o cowboy ao ser atingido. Nishikado reimaginou essa jogabilidade, introduzindo pedras que permitiam o ricochete das balas e conferindo aos cactos a característica de serem parcialmente destruídos pelos disparos.
Após suas primeiras incursões na criação de figuras humanoides representativas com o jogo TV Basketball (1974), Nishikado ousou expandir os limites, concebendo dois personagens com movimentos articulados, capazes de percorrer a tela e mover seus braços para direcionar seus disparos. O desenvolvimento do jogo se baseou na lógica transistor-transistor (TTL), uma vez que a tecnologia de microprocessadores ainda não havia permeado a criação de jogos. Este título se consagrou como um dos jogos TTL mais sofisticados produzidos na década de 1970.
A interface de controle do jogo era composta por dois conjuntos distintos: um joystick para a movimentação do personagem e o disparo da arma, e outro dedicado à mira do braço. O joystick secundário restringia-se ao movimento vertical, com sua direção condicionada ao deslocamento do personagem. Em retrospectiva, Western Gun pode ser considerado um precursor dos jogos de tiro com dois controles analógicos.